sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ransomware - Restaurando versões de pastas

Recentemente um bug na plataforma web do WhatsApp (leia mais aqui) deixou muitas pessoas vulneráveis a ataques de vírus, a maioria desses vírus eram do tipo Ransomware, mas você sabe o que é um Ransomware ?
Ransomware é um tipo de vírus que tem como objetivo te vender um serviço, ele infecta seus arquivos e cria em cima deles uma criptografia, praticamente impossível de ser quebrada, é sempre deixa algum tipo de "contato" no computador da vítima, pedindo dinheiro para a decriptografia dos arquivos.





Lógico que isso não passa de um golpe, então caso você se encontra nessa situação, NÃO de dinheiro para essas pessoas, o certo a se fazer é tentar restaurar a pasta dos seus arquivos para uma data anterior a infecção, mas como saber a data de infecção?
Caso você se depare com vários arquivos com nomenclatura parecida e de vários formatos diferentes (HTML, TXT, JPG) todos com a mesma informação como no exemplo abaixo, verifique a data de criação desses arquivos, pela data de criação podemos supor que o PC foi infectado nessa data ou próximo dela.






Restaurando as pastas



Esse processos de voltar a versões anteriores nem sempre funciona e muitas das vezes não funciona com todas as pastas, mas o processo é bem simples:

1. Clique com o botão direito em cima da pasta.




















2. Acesse as propriedades.





















3. Agora acesse a aba "Versões Anteriores".



4. Agora você já pode selecionar uma versão antiga da pasta para que seus arquivos sejam recuperados, mas atenção, salve um backup da pasta atual (dos seus arquivos que não estão corrompidos) pois eles serão substituídos pelo conteúdo da pasta anterior.


Deixe seu antivírus atualizado


Para se proteger de Malwares não é necessário ter vários anti vírus instalados em seu computador, e sim o uso consciente dele, a atualização de seu anti vírus, limpezas pelo menos uma vez por mês ajudam para que seu computador esteja mais protegido, além de mais rápido!

Outras dicas:
  • Não clique em propagandas de sites não confiáveis.
  • Cuidado ao baixar arquivos torrent
  • Não execute um arquivo .exe para fazer download de algum arquivo (instaladores como Baixaki, super downloads estão sempre carregados de programas que podem afetar o desempenho de seu PC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário